Pastor Walcir

O Conserto Eterno – Parte 1

Os acordos são essenciais na vida do homem. Sem eles, a própria vida em sociedade seria impossível. Ao conseguir um emprego, por exemplo, a pessoa precisa assinar um contrato de trabalho com o patrão. Para se alugar uma casa, exige-se um contrato de aluguel. O casamento também é um acordo, em que duas pessoas assumem o compromisso de viverem juntas por toda vida.

Embora a maioria das pessoas não saiba, nossa relação com Deus também é baseada num acordo. Em algumas traduções da bíblia esse acordo aparece como pacto, aliança ou conserto.

Logo que Deus criou Adão e Eva, ele os abençoou (Gn 1:28) e deu-lhes a ordem para não comerem do fruto da arvore da ciência do bem e do mal. Esse foi o pacto adâmico. Quando Adão quebrou esse pacto, Deus pronunciou uma maldição sobre a terra (Gn 3:17).

O nosso Deus não tem prazer na morte do ímpio (Ez 18:32). Dessa forma, mesmo adão merecendo a morte (Rm 5:12)  como penalidade pela violação do acordo, Ele deu uma segunda chance ao homem( Jo 3:16).

Digamos que alguém lhe contratasse para realizar determinado serviço e você cumprisse fielmente a sua parte. Você, como cumpriu o combinado mereceu o salário. Da mesma forma que o trabalhador que cumpre o acordo tem direito ao pagamento. Os anjos fiéis possuem a vida eterna por merecimento, pois nunca pecaram. Se adão e Eva ou seus descendentes não tivessem pecado, viveriam eternamente por seus próprios méritos. Mas como pecaram, só podem receber a vida eterna como um favor de Deus. A esse favor imerecido, dá-se o nome de graça. Com a transgressão, o homem perdeu o direito a qualquer das bênçãos de Deus. Assim, se ainda estamos vivos, se ainda respiramos, se ainda comemos e bebemos, devemos ser gratos a Deus, pois tudo isso nos é concedido pela Sua misericórdia (Tito 3:3-7). Deus não era obrigado a ser misericordioso com o transgressor, nem tampouco enviar seu filho para sofrer o castigo da transgressão do homem. Tudo o que ele faz e está fazendo é movido pela sua bondade e seu imenso amor (Rm 5:9).

Quando o homem violou o pacto com o criador, tornou-se merecedor da morte eterna. Mas, ao esclarecer as consequências da violação, Deus mesmo fez o anúncio da promessa de salvação, Quando diz que da semente da mulher nasceria um esmagaria a cabeça da serpente (Gn 3:15). Louvamos a Deus que introduziu uma inimizade anti-natural entre satanás e os seres humanos, ao libertá-los do poder do pecado e torná-los novamente obedientes ao acordo. A vitória desse conflito seria adquirida pelo mais importante Descendente da Mulher: Cristo.

O segundo pacto foi entre Deus e Noé. Como sinal desse conserto, Deus estabeleceu o arco-íris (Gn 9: 12-17). Em seguida vemos Deus renovando sua aliança com Abraão (Gn 12:1-3). Como sinal do acordo com Abraão, Deus estabeleceu a circuncisão (Gn 17: 9-14 e Rm 4:11).Séculos mais tarde Deus recorda sua aliança com um importante rei de Israel. Trata-se do rei Davi ( II Sm 23: 1-7).

Satanás sabe muito bem que se os homens aderirem ao conserto e forem fiéis a eles receberão no final a concretização das promessas feitas aos patriarcas. Por isso, ele se empenha para levar o maior número de pessoas a rejeitar a mensagem de salvação, ou a não cumprir todas as condições desse acordo. Mas em breve o Senhor nosso Deus esmagará a satanás debaixo de nossos pés ( Rm 16:20).


Por: ADLINHARES

    Tags: aliança, anjos, bíblia, conserto, noé

Nenhum conteúdo encontrado