Pastor Walcir

O Fim Do Conserto do Sinai – Parte 3

Quando um acordo é firmado, é também redigido um documento contendo as cláusulas desse acordo, ao qual se dá o nome de termo de contrato; se uma parte viola qualquer dessas regras, cabe-lhe sofrer a punição prevista no acordo. As regras só existem para as partes envolvidas no contrato, e se o acordo for desfeito, o termo do contrato também perderá o seu valor (será revogado).

A lei de Moisés era assim conhecida porque foi dada por intermédio de Moisés, mas seu verdadeiro autor é Deus (I Reis 2:3; Esdras 7:6 e Ne 8:1). Essa lei era composta dos dez mandamentos e de mais uma série de outros regulamentos, denominados de estatutos e juízos. Como se tratava do conjunto de regras do concerto do Sinai, a lei de Moisés vigorava apenas para o povo de Israel (Dt 4:6-8).

Com a confirmação da nova e eterna aliança, através da morte de Jesus, a aliança do Sinai e a lei de Moisés chegaram ao fim (Ef 2:15; Gl 3:19-25). Em Hebreus 7:12 o escritor diz que quando troca o sacerdócio também troca-se a lei. O cristão agora está debaixo da graça (Rm 6:14) e não vive sem regras mas sob a lei de Cristo ( I Cor 9:20-21 e Gl 6:2).

Jesus tomou a lei de Moisés e a reformou, descartando alguns preceitos, para estabelecer outros melhores (Mt 5:31-32); repetindo alguns outros, pois já eram adequados (Mt 22:34-40); e ampliando outros tantos, para revelar toda a profundidade da vontade divina (Mt 5:21-22). Essa lei reformulada, melhorada, completada, é, agora, a lei de Cristo- a lei da nova e Eterna Aliança.

Se a lei de Moisés estivesse em vigor até hoje, a escravidão seria mantida ( Ex 21:1-11) e um homem ainda estaria obrigado a se casar com a mulher de seu irmão falecido (Dt 25:5-12).Porém, essa lei foi abolida. Não porque fosse ruim, mas porque era provisória (Gl 3:19-25). Mas com o ministério e a morte de Cristo a lei do antigo conserto chegou ao fim ( Rm 10:4 e Hb 7: 18-19).

Quando um país aprova uma constituição, a constituição anterior é revogada. No entanto, muitas regras da antiga constituição reaparecem na nova constituição. Mas surgem também regras novas, que não existiam na constituição anterior. O mesmo se dá com a lei de Moisés e a lei de Cristo. Muitos dos mandamentos da lei de Moisés reaparecem na lei de Cristo, como também foram acrescentados regulamentos novos, que não existiam no antigo conserto.

Exemplos:
A) Mt 5:21-22:
Lei de Moisés- Quem matar será julgado
Lei de Cristo- Quem se irar contra seu irmão será julgado

B) Mt 5:27-28:
Lei de Moisés: O adultério é pecado.
Lei de Cristo: Olhar para uma mulher com más intenções já é adultério.

C) Mt 5:43-44:
Lei de Moisés: Amarás o teu próximo
Lei de Cristo: Amarás o teu inimigo


Por: ADLINHARES

    Tags: aliança, artigos, conserto, Deus, Jesus, moisés, sinai

Nenhum conteúdo encontrado